
Segundo o psicologo Dinerson Fiuza, o melhor modo de reduzir os resultados negativos de uma mudança de carreira é realizando um planejamento. "Você deverá analisar sua carreira e descobrir quais os reais motivos pelos quais deseja mudar de ramo. Muitas vezes, a insatisfação está mais ligada ao desenvolvimento da carreira que da atividade desempenhada. Entender as razões pelas quais deseja fazer uma mudança é fundamental e é a primeira etapa do planejamento".
Ele ainda ressalta que é preciso identificar suas necessidades, objetivos, sonhos, habilidades, pontos positivos e os pontos para melhorar.
Foi isso que aconteceu com o recém formado em engenharia, Mateus Torres, ele engatou no curso de engenharia cívil, porém, com o passar do tempo, e a dificuldade em arrumar trabalho na área, Mateus se formou e foi atrás de um curso que teria mais chances profissionais. Hoje, ele está cursando ciências contábeis e em apenas dois semestre de curso já arrumou um estágio. "Tinha muita dificuldade de arrumar estágios na época do curso e assim que me formei essa situação piorou. Foi então que decidi engrenar em outro curso, ciências contábeis". Finalizou Mateus.
Com a desistência dos cursos cada vez maior a econnomia pode ser afetada. Para o economista Alexandre Bourbely o mercado espera cada vez mais formados nas áreas, porém é dificil achar um profissional com ensino superior completo. "Um dos movimentos da economia brasileira é a geração dos jovens, se essa geração continua em dúvida no ramo profissional a economia será abalada". finaliza o economista.
As profissões com mais desistências de 2015
1 - Ciências econômicas
2 - Física
3 - Filosofia
4 - Química
5 - Matemática
Mudança de carreira:
Como começar de forma positiva
A empresa de recrutamento e seleção, Catho, ressaltou que 50,2% dos profissionais brasileiros desejam desviar seu ramo profissional. Segundo a pesquisa, o principal conceito para essa mudança é a procura de uma melhor qualidade de vida.
São muitos os trabalhadores que, ao longo de sua carreira profissional, pensam em mudar de ramo. Porém, quando parece ser a hora certa de fazer a modificação, surgem muitas dúvidas.
Por VANESSA OLIVEIRA

Acervo Wix
As profissões mais procuradas de 2015
1 - Marketing
2 - Ciência da computação
3 - Processamentos da informação
4 - Engenharia civil
5 - TI

